quarta-feira, 27 de julho de 2011

CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS NÃO SÃO ORDENS DE AGIR!

Observando a ansiedade dos cliente por uma solução rápida após as constelações, achei importante esclarecer algumas coisas...por isso escrevi esse texto. Boa parte dele retirei do livro do Bert "Para que o amor dê certo", da Editora Cultrix. Aceito complementações dos terapeutas sistêmicos!

Quando surgem novos temas ou uma nova imagem, não se deve agir imediatamente. Isso é muito importante. Não se deve tomar decisões imediatamente. Pois é a própria imagem que atua e depois de algum tempo deixa claro o que deve ser feito. Quando a pessoa age muito depressa, em geral se adianta à alma. Então a imagem se recolhe novamente. É importante NÃO tomar decisões precipitadas após o "resultado" da constelação (por exemplo: demitir um funcionário, sair do emprego, separar-se, casar-se, etc), e sim continuar fazendo e agindo EXATAMENTE como fazia antes da constelação, sem nenhuma alteração, para que os movimentos da alma entrem em ação espontaneamente até que, de repente, as coisas fiquem claras. Também é interessante não ficar falando para todo mundo o que aconteceu em sua constelação e/ou ficar tentando entender, questionando, procurando evidências, questionando a família, pedindo perdão e/ou desculpas para as pessoas envolvidas na estória.

Então, pode ocorrer umas mudança sem que a gente perceba imediatamente, às vezes nem temos consciência de que uma mudança aconteceu, embora muitas vezes as pessoas da família percebam que a pessoa está diferente!
A mudança ocorre naturalmente, por assim dizer, sem nenhuma pressão do próprio eu.

É importante saber também que o resultado de uma constelação NÃO SÃO ORDENS DE AGIR. Às vezes nossa ansiedade pensa algo do tipo assim: ISSO AGORA TEM DE SER FEITO ASSIM. E tentamos tentar agir forçadamente ou resolver tudo achando - no nosso amor infantil - que tudo será solucionado após uma atitude ou comportamento modificado.
Porém, isso seria muito ruim, porque desse modo a responsabilidade seria empurrada para o terapeuta, como se ele tivesse dito o que o cliente deve fazer e, se não der certo, a responsabilidade é do terapeuta também. O trabalho com as constelações não é milagroso e nem consegue resolver tudo, estamos sempre nos trabalhando e aperfeiçoando como ser humano.
Temos que entender que de uma constelação surge uma imagem, a qual o cliente deve deixar penetrar em sua alma. E essa imagem terá um efeito, pois, de repente, nossa alma consegue enxergar e ver: esse é o caminho!
Então, naturalmente, o cliente sente o que deve ser feito, então, não é uma atuação alheia, induzida de fora, senão uma ação que nasce da própria responsabilidade do cliente, que vem da própria alma. Isso é muito importante, valendo para todas as constelações.


Se após sua constelação você tiver sintomas ruins, dificuldades de tolerar alguma pessoa da família ou do sistema trabalhado no constelação, você deve fazer exercícios de respiração, conscientizar o tempo todo do momento presente, pensando e respondendo em voz alta o seu nome, a data do dia de hoje, o ano, etc. Você também pode dizer que  pertence a tudo aquilo que viu na sua constelação, mas que seu tempo agora é outro, que "você tem isso, mas não é isso", que não é pessoal. Perceber também que as dificuldades que seus pais e ou pessoas acima de você na família normalmente não têm nada a ver com você, são resultado dos traumas familiares.

É importante manter sempre a PRESENÇA, ou seja, manter-se no AQUI AGORA, sem ficar preso nas imagens do trauma familiar. Respirem MUITO, mas muito mesmo, coloquem a mão no peito e sintam esse conforto e acima de tudo, sinta a presença e a força de seus antepassados atrás de você. SEM JULGAMENTO.


Se for necessário, é recomendável nos casos mais difíceis realizar algumas sessões de intervenção com o terapeuta sistêmico após a constelação, ou, no caso, se você já tiver um outro terapeuta, você pode colocar os dois em contato e seu terapeuta pode assistir sua constelação e dar continuidade no processo trabalhado. Todas essas sugestões podem ajudar.


Lembrem-se...primeiro vem a ordem, depois vem o amor...o amor é a água e a ordem é o jarro que sustenta a água, sem o jarro, a água se esparrama, sem a ordem, o amor se esparrama também...

Um forte abraço e muita luz a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário